[iS]Insert Interview: Pablo Assis

-DOM-X: Fala galerá , mais uma vez estamos aqui com o Insert Interiew, o seu talkshow…

-MIB2021: OK OK

-RyuGuitarFreak: huahuahuah isso ta muito Jô Soares mané

-~~  ai ai começou…

-H.Gaspar: Mas DOM , quem será o interrogado, quero dizer, entrevistado de hoje?

-Hoje contaremos com a participação de Pablo de Assis, e aqui vai o profile dele:


file passis

Clique na foto pra ver no tamanho original

DOM-X: Agora que todos conhecem o nosso convidado, vamos lá … Insert Interview no ar…


[iS]: Olá Pablo ,  primeiro de tudo , como veio essa idéia louca de se fazer um Podcast ?

Pablo Assis: Começou como uma brincadeira no antigo e finado blog do Nerd Curitibano. Antes eu já fazia edição de vídeo, então passar a editar áudio foi natural. Resolvemos brincar com podcast, nasceu o NerdExpress, a brincadeira deu certo e eu continuei fazendo.

[iS]: Como você vê o andamento da mídia Podcast no Brasil ?

PA: Sinceramente? O que vou dizer pode parecer inveja, olho gordo ou qualquer coisa dessas, mas acho que o grande problema do podcast nacional são os ouvintes que se prendem muito nos grandes podcasts. Existem excelentes produtores nacionais e a cada dia aparecem novos. Mas os ouvintes não se permitem conhecer além daqueles que eles consideram “o melhor podcast do mundo” ou coisas parecidas. Muito ouvinte, por exemplo, descobre um podcast, acha ele super engraçado e passa a nivelar todos os outros, mesmo aqueles que não se pretendem ser engraçados, com aqueles e acabam não ouvindo e discriminando aqueles podcasts por isso. Enquanto os ouvintes não se soltarem e não se permitirem conhecer coisas novas, o podcast não vai conseguir ir muito longe.

[iS]: Como anda a regulamentação do podcast no Brasil ?

PA: Regulamentação? E podcast precisa ser regulamentado? Blogs não tem regulamentação e vivem muito bem, na realidade até melhor que podcasts. Com as redes sociais acontece o mesmo. Essa mania de brasileiro de protocolar e burrocratizar tudo vai acabar matando o podcast. Muitos podcasters querem crescer, mostrar coisas novas, aparecer e pra isso acham que precisa de regulamentação. Mas é claro que isso não exclui a necessidade de estabelecer limites para o uso do trabalho dos outros, como o uso de músicas comerciais e coisas assim. Mas isso não precisa de “regulamentação”, só acordos e reconhecimento de limites.

[iS]: É facil ser Podcaster no Brasil nos dias de hoje ?

PA: Ser podcaster sim. Ser ouvido já é mais complicado. Se eu quiser fazer podcast, gravar, editar e lançar, eu consigo e isso independe de onde eu faço isso. Mas conseguir espaço dentro da umbigosfera que é a internet brasileira já é mais complicado. Podcaster no Brasil não pode ter tantas pretenções assim.

[iS]:O que te dá mais trabalho para ser um Podcaster ?

PA: Duas coisas: consiliar a vida real com o tempo de produção e edição e conseguir organizar a agenda dos outros pra conseguir gravar.

[iS]: O que você acha da podosfera brasileira?

PA: O melhor da podosfera são os podcasts e os podcasters. São variados, com excelente qualidade e as pessoas são super amigas e sempre querem se ajudar. O que estraga a podosfera são os ouvintes. Não todos, é claro, só aqueles que não querem ouvir podcasts.

[iS]:Mudando um pouco do assunto, como anda o projeto Metacast ? Eu sou super fãn , toda semana eu to ouvindo!

PA: O Metacast anda ótimo! A gente tá recebendo muito mais retorno do que a gente imaginou inicialmente. Inclusive isso nos deu força e ânimo pra expandir e fazer outros planos. Só que eles, neste momento, não posso falar. Mas em breve teremos várias novidades no Metacast.

[iS]: No metacast, vocês optaram pelas musicas CreativeCommons , qual a sua opinião sobre essa decisão? Você acha que essa foi a melhor escolha?

PA: As músicas CC são excelentes. Você encontra muita coisa boa. A idéia inicial era conseguir fazer um podcast que a gente pudesse eventualmente pensar em comercializar ou usar como vitrine pra coisas maiores, projetos maiores e que não tivesse problema com direitos autorais. Nesse caso, acho que foi a melhor escolha mesmo.

[iS]: Novidades para os seus podcasts ?

PA: Várias! O NerdExpress tá crescendo, com algumas novidades na manga e o mesmo para o Metacast. O Papo Lendário tá começando, mas começando muito bem. E os outros projetos vou tentar lançar o quanto antes, inclusive um pessoal sobre psicologia.

[iS]: Se você pudesse dar uma(s) dica(s) para toda essa nova geração de podcasters que esta chegando, vindo desse boom da mídia podcaster que esta ocorrendo atualmente , que dica(s) vc daria ?

PA: Vá em frente e faça seu trabalho. Não pense que gravar podcast vai te fazer famoso porque não vai. Ao menos não no começo. Quem chegou lá precisou de bastante trabalho pra isso e mereceram. Faça podcast porque você gosta de fazer podcast. Isso é o mais importante.

[iS]:Antes de encerrar, as suas considerações finais…

PA: Só quero agradecer a oportunidade de dar minha opinião aqui sobre isso. Pode parecer um tanto quanto forte, mas acho que às vezes a gente precisa encarar as coisas de uma forma mais chocante até mesmo pra saber se é isso mesmo ou não e o que a gente precisa fazer pra melhorar. Posso ter reclamado dos ouvintes, mas tenho que deixar claro que não são todos. Ao menos os ouvites do NerdExpress e do Metacast sei que são excelentes! Reclamo dos outros que não ouvem outros podcasts por puro preconceito mesmo. E esses, infelizmente, são a maioria.

[iS]: Muito abrigado pablo , e até aproxima…

PA: Até…

Quer conhecer mais o Pablo Assis? Então ouça:

Ou siga ele no Twitter : http://twitter.com/passis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: