[iS]Insert Movie – Análise: Metal Gear Solid: Philantropy

Banner - Insert Movies 1(1)

Metal Gear Solid: Philanthropy é um filme feito pela Hive Division, um grupo de estudantes e jovens cineastas italianos. É um projeto sem fins lucrativos, baseado na saga de videogames Metal Gear Solid, criado por Hideo Kojima e publicado pela Konami.

Recordo-me anos atrás quando vi o trailer deste projeto, e lembro ter gostado bastante. Trailers iam saindo, mas o filme não e eu acabei perdendo o interesse. Mas foi o melhor trailer de fan film baseado num videogame que tinha visto, e logo de um dos meus preferidos, Metal Gear Solid. E então subitamente leio no Kotaku algumas semanas atrás que o filme tinha sido terminado e já estava disponível para download! Logo baixei e fui assistir o filme.

De cara nota-se que é uma produção totalmente fiel e realmente “fã” dos jogos. Referências não vão faltar. Estão lá as conversas por codec, a voz rouca de Snake, os vídeos informativos computadorizados, poderes paranormais, os super-soldados estilo Fox Hound, etc. Muito daquilo me agradou, estava me sentindo como se alguém estivesse jogando um jogo da série e eu assistindo ele jogar, mas nem tudo se encaixa bem no estilo de narrativa dos filmes. As partes de codec por exemplo são semelhantes à MGS4 e me incomodaram um pouco, no jogo funciona.

A trama é semelhante a de um game da série, mas inova por dar dois parceiros à Solid Snake. Pierre Le Clerc: sniper, ex-membro da Legião Estrangeiro francesa e mercenário. É o personagem estilo “novato”, imaturo apesar das boas habilidades e o alívio cômico nos poucos momentos do filme. Protagoniza algumas boas cenas e meio que faz o papel de quem vê o filme, pois joga games e se torna quase que um “fã” de Snake. Elizabeth Laken é ex-delta expulsa por razões disciplinares. Faz o tipo espiã e é cheia de mistérios. É o personagem que mais “promete” para a segunda e terceira partes, pois muitas coisas a seu respeito mostradas na primeira não são explicadas.

A parte técnica impressiona para um filme amador. As “atuações” em sua maioria são boas e convincentes. “Atuações” porque o filme é atuado e as vozes são dubladas, um recurso bem pensado para a maior fidelidade possível a obra, e a sincronia labial ficou tão bem feita que demorei a perceber que aquilo eram mesmo dublagens. Destaque para Philip Sacramento na voz de Snake que fez um trabalho assustadoramente fiel à dublagem de David Hayter, chegando a ser facilmente confundível. As cenas de ação tanto stealth, quanto tiroteio são muito boas e bem dirigidas, cheias de figurantes e efeitos especiais, realmente me surpreendeu. O CGI dos Metal Gears me desagradou um pouco, não gostei do design e modelagem, mas é compreensível para o baixo custo do filme. Lembrando que o orçamento foi abaixo de 10.000 euros! A trilha sonora é o que mais impressiona, totalmente no estilo da série e com composições de qualidade digna de Hollywood, parabéns à Daniel James.

Para quem é fã da série como eu e gosta de ver produções feitas por fãs, o filme vale MUITO a pena. É divertido e capaz de surpreender para quem espera algo tosco no nível de Youtube. A única coisa que desaponta é a falta de conclusão, visto que é apenas a primeira parte e não há nem previsão da produção das partes 2 e 3. Porém, fiquei muito satisfeito com o resultado. Apesar de algumas coisas não terem me agradado devido a alguns toques exagerados de fan service, se algum dia fizerem um filme de MGS, façam algo como Philantropy, talvez apenas um pouco mais sério.

Obs: Mas como assim Ricardo, se nem o próprio Kojima leva Metal Gear Solid tão a sério? Oh droga…

Download do filme

Download da legenda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: